Agentes da Guarda Municipal de Betim realizaram entre os dias 29 de junho a 01 de julho um intenso treinamento no Centro de Instruções Treme Terra, em Belo Horizonte, o local é conhecido por abrigar as mais diversas instruções das forças armadas. Os 10 guardas municipais selecionados realizaram o Curso de Adentramento Tático ministrado por Militares da 4ª Companhia de Polícia do Exército e por Agentes Penitenciários do Grupo de Intervenções Táticas (GIT). O GIT foi criado para intervir em penitenciárias nas ações em que se esgotaram todas as possibilidades de acordo entre as partes, seus instrutores foram formados pela SWAT de Dallas, sigla da polícia norte-americana especializada em armas e técnicas de invasão.
O curso foi dividido em quatro oficinas, armamento e tiro, progressão em área de risco e em ambiente confinado, armas não letais com gás lacrimogêneo, uso de algemas e imobilização de presos.
Além da Guarda Municipal de Betim participaram das instruções alunos do curso de formação de cabos da Polícia do Exército. Segundo o sub-coordenador do GIT, Inspetor Nunes, o objetivo das instruções e fazer com que os agentes de segurança pública tenham o conhecimento técnico para agirem em situações extremas, evitando assim cometerem irregularidades. “Buscamos aprimorar o conhecimento adquirido pelos guardas em instruções anteriores e mostrar novas técnicas. O contato com armas como fuzil, escopeta calibre 12 e pistola 9 milímetros é de suma importância, esses agentes lidam com todo tipo de público e estão sujeitos a situações de risco eminente onde precisam saber o que fazer”, afirmou.
Para o guarda municipal Emerson Zambalde a integração entre as forças é necessária. “A troca de conhecimento é muito importante já que são realidades diferentes de fazer segurança pública. O apoio e colaboração dessas instituições servem para o aperfeiçoamento da guarda no combate a criminalidade”, disse.
Estão previstos para este semestre os cursos de escolta de dignatários e batedores, todos ministrados pela 4ª Companhia de Polícia do Exército.
Nenhum comentário:
Postar um comentário