sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Grupamento de Meio Ambiente em ação

Incêndio criminoso em área de preservação

Homens do Grupamento de Meio Ambiente trabalharam muito para apagar um incêndio localizado na rua Alecrim, próximo ao nº 236, Bairro Itacolomi. Informações dão conta que o foco de incêndio possa ter sido causado por pessoas que utlizam as trilhas, que servem de acesso a lagoa Várzea das Flores. Outra possibilidade é que homens que praticam a retirada de areia de barranco sem licença ambiental possam ter causado o incêndio. Segundo o guarda Menezes, a retirada desse material provoca o assoreamento do corrego, supressão da vegetação, coloca em risco a vida de animais de pequeno porte e dos trabalhadores. " Para retirar a areia os trabalhadores furam vários buracos. O perigo de desmoronamento é eminente já que não existe nenhuma segurança, essas pessoas podem ter causado o incêndio com guimbas de cigarro ou fogueiras para esquentar marmita ", disse. O fogo foi controlado pelos agentes da Guarda Municipal que deixaram o local àpos duas horas de combate as chamas.

Guarda Municipal realiza Blitz educativa

A ação é organizada pelo Grupamento de Meio Ambiente
.
Uma lagoa menos poluída e livre de assoreamento è o que busca o Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Betim, juntamente com a COPASA, Polícia Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente e Transbetim. Para isso estão sendo promovidas blitz educativas pela orla da lagoa Várzea das Flores. Na ação panfletos com dicas sobre o melhor uso do espaço público são distribuídos aos cidadãos e motoristas. Segundo o guarda Menezes, o intuito e concientizar sobre os problemas gerados pela prática de esportes radicais, motoqueiros e jipeiros são os principais causadores de degradação do solo, destruição de ninhos e afastamento da fauna no entorno da lagoa. " A prática de trilha dentro das matas causam escavamentos e com isso a destruição das nascentes", disse. Para a COPASA a ação na orla é de suma importância já que a bacia hidrográfica da Várzea das Flores é a principal abastecedora de água do município.

As Blitz contam em média com um efetivo de 27 pessoas( Foto), cinco motos e nove carros, as ações devem continuar nas principais vias de acesso da Várzea até o final do ano.